11.2.09

BTT Português nos Olímpicos?

Vamos ver o que se vai conseguir ...

texto retirado de http://www.uvp-fpc.pt/

"Portugal já prepara Londres 2012 btt

A primeira concentração da Selecção Nacional de Cross-Country (XCO) no início de um novo ciclo olímpico decorreu este fim-de-semana - 6 e 7 de Fevereiro - nas localidades do Vimeiro (Lourinhã) e da Malveira (Mafra). Diante da coordenação do seleccionador nacional Paulo Pais e do médico Javier Resa, os seis atletas presentes foram submetidos a diversos testes físicos cuja informação recolhida será utilizada para avaliar a evolução de cada betetista no decorrer da época em concentrações que se deverão repetir, sensivelmente, a cada dois meses e meio.

A medição das "pregas corporais" e de provas de esforço para medição dos valores de lactatos foram alguns dos recursos empregues pela equipa técnica em sessões de esforço em cima da bicicleta que envolveram recurso à pista da Malveira e, no asfalto, num terreno em subida com aproximamente 1700 metros de extensão.
O trabalho de campo efectuado com este grupo betetistas será agora testado em condições de competição no decorrer das próximas provas na qual se destaca, a 01 de Março, a abertura da Taça de Portugal XCO, em Castro Marim, Algarve.

Posteriormente, naquela que será a primeira competição da Selecção Nacional em 2009, o seleccionador nacional Paulo Pais escolherá os atletas que irão representar a equipa de Portugal no Superprestigio Massi - Banyoles (Girona), prova da categoria internacional C1, a 8 de Março, em Espanha.

Tomaram parte no estágio os seguintes atletas:

Juniores: Ricardo Paulo Reis Marinheiro, David Miguel Costa Rodrigues

Sub-23: Tiago Jorge Oliveira Ferreira, Diogo Beatriz Gomes Afonso

Elites: Luis Alberto Leão Pinto, David João Serralheiro Rosa





"O mais importante e sem dúvida o que mais me orgulha é qualidade deste grupo de atletas que, confesso, superou as expectativas. Este é um trabalho que tem vindo a ser definido desde há três anos e contamos, por isso, com informação recolhida no passado. As indicações que tive, a cerca de três semanas da primeira prova da Taça de Portugal, são excelentes. Este é um grupo aberto de atletas que será sujeito a uma época com mais provas internacionais, num ano que considero de aprendizagem, para, em 2010 começar a angariar pontos para a presença em grandes competições internacionais, Jogos Olímpicos, incluídos."

Paulo Pais, Seleccionador Nacional de BTT

“O estágio correu muito bem e terá superado as expectativas de acordo com o seleccionador nacional.Os testes incluiram medições antropométricas, medição de lactatos e de potência máxima. Foi um grupo unido que esforçou sem excepção nas primeiras pedaladas de um caminho árduo tendo como objectivo Londres 2012. Estamos conscientes das dificuldades que nos esperam e, mediante tal objectivo, em nome do grupo e nestes primeiros momentos, peço o apoio da comunidade BTT naquele que consideramos um projecto de país e de forte benefício para o BTT nacional.”

Luís Pinto, atleta da categoria Elite e actual campeão nacional de XCO"

No comments: