26.4.08

7ª Acção de Formação BTT

Como por agora tenho de estar de repouso, está acção de formação até calhou bem.

Esta é uma acção de formação realizada pela escola superior de educação de Beja que se realiza anualmente.

Aborda temas sempre em redor do BTT, este ano foi sobre nutrição.

Os oradores foram:

Sérgio Brito
- Consultor Desportivo Sportec.com.pt
"Estratégias Nutricionais e Importância no Rendimento Desportivo"

Custódio César -
Nutricionista Especialista em Nutrição Desportiva

João Marinho - Atleta


Vítor Gamito - Gestor GoldNutrition, Treinador e Antigo Ciclista Profissional
"Alimentação e Suplementos Nutricionais no BTT - aplicação prática"

Todas as palestras foram interessantes.
Gostei de ouvir o Sérgio Brito, acho que abriu bem o tema, falou sobre a importância do anabolismo e o problema do catabolismo. Mostrou sempre de onde vem o conhecimento e as bases cientificas dos estudos. Tive oportunidade de falar mais um pouco com ele depois do evento e ainda deu para trocar umas ideias e esclarecer algumas duvidas. Sérgio só tenho a reparar o grafismo da apresentação que poderia ser melhorado... eu sei que é um aspecto pouco ou nada importante mas como informático não pude deixar de reparar.

A pessoa talvez mais profissional no assunto o sr. nutricionista Custódio, Começou muito bem e falou muito bem da hidratação, foi até ao nível "químico" da coisa, esclareceu muito bem as porções, mas depois parece que accionou a maquina de venda e foi mais apresentar produtos da marca que estava a representar. Poderia sim falar da parte mais pratica de alguns suplementos que falou ... não se especificar tanto no produto em si mas no que é que aquele XYZ substancia pode fazer pelos atletas. Também mostrou as referencias e até muitas actuais.

O Marinho fugiu ao tema principal da nutrição e com muita humildade. Mas teve a capacidade de nós fazer a todos sonhar com aquelas magnificas aventuras BTT que eles viveram e trocar impressões sobre como é viver uma mega prova daquele género.

Por último mas não menos importante foi a vez de Vitor Gamito, devo confessar que tinha uma impressão não muito interessante acerca do Vitor. Mas depois de esta apresentação impressionou-me positivamente, por se mostrar uma pessoa sem mania de estrela e por se mostrar a vontade a falar com a plateia e não esconder os seus erros, deixando ainda dicas úteis.

Estão de parabéns tal como os participantes (não todos pois existiram alguns que pareciam que tinham mais interesse na converseta e na nutrição do almoço).
É uma experiência positiva de onde se espera que as pessoas tirem o máximo de conhecimento.
Pena que não saibam aproveitar pois alimentação é um tema que a todos nos diz respeito.

Como foi dito... "nós somos o que comemos".

site do evento
site de onde foi transmitida a acção de formação em directo

No comments: